Está com dificuldade em pôr sua empresa em ordem? Os problemas tributários são os maiores “inimigos” das empresas e podem prejudicar o seu negócio. Siga nossas dicas e fique em dia com as obrigações fiscais.
Principais problemas tributários de Pequenas e Médias Empresas
Quando o assunto é tributo, muitas empresas não sabem compreender como eles funcionam e em que situações devem ser pagos. Por este motivo, é necessário ficar atento às demandas de acordo com a legislação.
Reconhecendo tais situações você evita possíveis erros na gestão empresarial que podem afetar a condição econômica da empresa. Para que isso não aconteça, selecionamos os erros tributários mais recorrentes que estão ligados diretamente à Pequenas e Médias Empresas.
Problemas fiscais
Regime tributário: a escolha do regime tributário é imprescindível e deve ser feita com base nas características principais da empresa. Com um planejamento tributário você poderá notar quais são as vantagens que cada opção pode te proporcionar e optar pela melhor delas,
Elas podem ser: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Alguns fatores também devem ser levados em consideração quando se trata de seleção de regime, como a atividade exercida, quantidade de operações, folha de pagamento e o lucro anual.
Prazos: estar atento aos prazos para se manter em dia com os tributos fiscais é uma obrigação da empresa. Pois de acordo com a legislação, que é bem burocrática, o empreendedor pode ser multado se descumprir com os prazos fiscais, tanto de prestação de informações ao fisco, quanto de pagamento dos tributos.
Desorganização dos documentos: ninguém gosta de desorganização, ainda mais em uma empresa. Por que não dedicar um tempo e separar documentos importantes que devem ser guardados, especialmente aqueles que acarretam reflexos nos tributos da empresa? Um exemplo é o documento de compra e venda de insumos, ou da contratação dos terceirizados.
Falha na Emissão da Nota Fiscal (NF-e): é de extrema importância preencher corretamente todas as informações da nota fiscal eletrônica, pois muitas empresas não dão a atenção necessária e erram na hora de preencher dados importantes e, até mesmo, discriminam os tributos de forma inadequada.
Deu pra ver que são “pequenos” detalhes que fazem toda a diferença na hora de arcar com os tributos, né? Se você quer manter sua empresa em dia com as Receitas Federal, Estadual ou Municipal, nossas dicas podem te ajudar. Agora, se você quer evitar algum risco em relação a isso, o planejamento tributário é uma ótima opção.
Para entender melhor sobre as questões tributárias que regem o Brasil você pode contar com o auxílio de um profissional especializado na área tributária, pois ele saberá expor a melhor opção para sua empresa e seus negócios.
Ficou com dúvidas de quais são os principais problemas tributários das Micro e Pequenas empresas? Deixe o seu comentário, será um prazer orientá-lo!