image6[1]

Como minha empresa pode pagar menos impostos?

Fazer um planejamento tributário, adotar um regime de tributação, evitar atrasos e manter a organização podem contribuir para sua empresa pagar menos impostos.

Como minha empresa pode pagar menos impostos?

Reduzir os impostos nas empresas é o sonho da maioria dos empreendedores brasileiros. E se eu te falar que isso é possível? Vamos mostrar algumas dicas de como você pode pagar menos impostos sem dar um “jeitinho” ou sonegá-los.

1. Faça um planejamento tributário

Nada melhor do que se planejar, o planejamento tributário vai te ajudar, de uma forma legal,  a pagar menos impostos, a evitar erros de apuração desses impostos, e a não ficar inadimplente com o fisco. 

2. Adote o correto regime tributário

Cada empresa funciona de uma forma, e se você conhece bem a sua, saberá adotar o regime de tributação que lhe seja mais benéfico. Conhecer o perfil do empreendimento é essencial para fazer a escolha certa. Confira quais você pode adotar: 

  • Simples Nacional: para os pequenos empreendedores, possui alíquotas menores de impostos e proporciona uma melhor organização de tributos. Para adotar este regime, sua empresa deve ter uma receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões; 
  • Lucro Presumido: por este regime a tributação do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e da CSLL é feita de uma forma simplificada, pois presume-se previamente o lucro da empresa de acordo com seu faturamento. Esse regime de tributação pode ser aderido pelas empresas que não são obrigadas a se adequar ao regime de lucro real. 
  • Lucro real: pode ser adotado por qualquer empresa, contudo geralmente é adotado apenas pelas  empresas de grande porte, pois, além de ser obrigatório para grandes faturamentos, também se mostra um regime mais benéfico para esse porte de empresas. 

3. Evitar inadimplência e manter a organização

O planejamento tributário pode te ajudar a evitar a inadimplência. Saber exatamente quais tributos incidem sobre sua operação e quando devem ser pagos, é essencial para manter os pagamentos em dia! Atrasos ou falta de pagamentos podem implicar em multas e sua empresa pode ser processada. 

Caso isso aconteça, o juiz pode determinar a penhora de bens, leilão dos bens penhorados, bloqueio de contas bancárias ou, dependendo da situação, a dívida pode até recair sobre os proprietários e sócios. 

Organização é tudo, por isso deve ser a prioridade na sua empresa. 

4. Fique atento às recuperações tributárias 

Você sabia que pode recuperar os impostos que foram pagos indevidamente? Sim! Faça o levantamento de todos eles e analise a possibilidade de recuperá-los. Algumas recuperações podem ser feitas de forma administrativa e outras de forma judicial. Neste caso, uma assessoria especializada  no assunto pode te ajudar.

Esperamos ter dado uma ideia do que seja o planejamento tributário e no que isso pode ajudar sua empresa. 
Ficou com dúvidas de como você pode diminuir o pagamento de impostos da sua empresa e ficar com o financeiro em dia? Deixe o seu comentário, será um prazer orientá-lo!

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Logo Motta Santos e Vicentini

Soluções personalizadas com foco nos objetivos do cliente e na maximização de seus resultados.

Horários

Segunda à Sexta
das 08:30 às 18:00

Telefones

(41) 99961-4247
(41) 3033-6336

Endereço

R. Dr. Roberto Barrozo, 763 – Centro Cívico Curitiba – PR, 80520-070

E-mail

msv@msv.adv.br

© 2019 MottaSantos & Vicentini – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.