image17

Como funciona o planejamento sucessório nas empresas?

Se você tem, ou conhece alguma empresa que é totalmente administrada pela família deve saber que em algum momento haverá a sucessão de “pai para filho”. Neste caso, muitas pessoas não sabem que pode ser feito um planejamento sucessório para que  a continuidade da empresa se dê de forma sustentável, bem como para que a partilha dos bens seja definida antes da morte do “chefe da família” e, posteriormente, transferidos de forma legal perante à Lei. 

O que é um planejamento sucessório? 

No planejamento, é definido e registrado de uma maneira legal como será feita a transferência dos bens após o falecimento do dono da empresa, assim como também são estabelecidos quais os requisitos necessários para que os sucessores efetivamente assumam a empresa familiar. Além de ser uma etapa muito importante, é essencial para que a empresa mantenha o seu bom funcionamento nos próximos anos.

Com o planejamento, é muito mais fácil decidir antecipadamente qual membro da família é mais responsável e apto para administrar o patrimônio. Normalmente um dos filhos tem uma maior aptidão ou está melhor preparado para tocar o negócio, isso deve ser levado em consideração na hora de montar o planejamento sucessório. 

Como funciona?

Antes de iniciar os trabalhos, é essencial o auxílio de uma assessoria especializada em planejamentos sucessórios, pois ela será a responsável por traçar todas as características de seu negócio e, também, alinhar uma estratégia para que o plano dê certo. 

O ponta pé inicial se dá por meio de uma avaliação realizada pelo advogado e o empresário para identificar cada detalhe de seu patrimônio, em outros termos, definir quais bens entrarão no planejamento sucessório. Feito isso, é feita também uma análise da situação familiar dentro da empresa, como a quantidade de herdeiros e o estado civil de cada um, a aptidão e o interesse dos sucessores para a administração dessa empresa. 

A partir dos resultados das avaliações é montado um plano estratégico com foco em: visão empresarial, familiar e tributária. Mas por que tudo isso deve ser analisado antes de iniciar a sucessão? 

Cada família tem suas particularidades, por isso, no planejamento sucessório são analisadas as características que regem a empresa e do próprio núcleo familiar, para que se possa definir qual é a melhor estratégia de sucessão. Muitas vezes através desta análise já se consegue realizar uma transferência de patrimônio consciente e reduzir os impostos de uma forma segura para a empresa. 

Ficou com dúvidas de como funciona um planejamento sucessório nas empresas? Deixe o seu comentário, será um prazer orientá-lo!

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Logo Motta Santos e Vicentini

Soluções personalizadas com foco nos objetivos do cliente e na maximização de seus resultados.

Horários

Segunda à Sexta
das 08:30 às 18:00

Telefones

(41) 99961-4247
(41) 3033-6336

Endereço

R. Dr. Roberto Barrozo, 763 – Centro Cívico Curitiba – PR, 80520-070

E-mail

msv@msv.adv.br

© 2019 MottaSantos & Vicentini – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.