Business casual team manager having a discussion with new project success financial statistics, Partner meeting professional investor working start up project for both company with document.

Como diminuir legalmente os gastos com ICMS na sua empresa

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços- ICMS, é o principal meio de arrecadação pelo fisco, pois é um tributo devido sobre produtos e serviços oferecidos por empresas, os quais muitos brasileiros consomem. 

Mas é possível que sejam reduzidos os gastos com respectivo imposto, você sabia? Assim, as empresas podem ter vantagem no fluxo financeiro legalmente. Saiba mais adiante.

Como diminuir legalmente os gastos com ICMS na sua empresa

O que é o ICMS

Em síntese, sempre que há uma transação de compra e venda que envolva uma mercadoria, será necessário fazer o recolhimento do ICMS por meio da emissão da nota fiscal. 

O imposto está previsto na Constituição Federal de 1988 e cada unidade federativa tem suas próprias regras para recolhê-lo, assim como alíquotas incidentes.

Alguns serviços que incidem ICMS são:

– Serviços de comunicação por qualquer meio;

– Serviços prestados no exterior;

– Entrada de mercadoria importada do exterior;

– Transporte interestadual e intermunicipal de cargas e pessoas;

– Circulação de mercadorias.

Percebe-se que a grande maioria dos serviços e produtos expostos aos consumidores incide ICMS, não é mesmo? Confira como ajudar a sua empresa a reduzir este custo.

Reduzindo ICMS por substituição tributária

A substituição tributária nada mais é do que a transferência da obrigatoriedade do recolhimento de um determinado imposto de uma ou mais pessoas que estão inclusas em uma cadeia de produção.

No caso do ICMS, a substituição tributária passou a existir porque o Governo percebeu a dificuldade em fiscalizar todos os estabelecimentos varejistas e, portanto, decidiu passar a recolher o imposto diretamente da fonte, ou seja, na produção, já que existem menos indústrias do que lojas. Além de facilitar o processo como um todo, isso antecipa o recolhimento do tributo e, por consequência, antecipa o caixa.

Sendo assim, após diversas análises, a MVA (Margem de Valor Agregado) foi criada e consiste, basicamente, na porcentagem adicionada ao valor do produto no ato da geração de base de cálculo do ICMS por substituição tributária (ICMS-ST).

Com base nesse contexto, é possível simular todo tipo de operação de entrada e saída, de retroações que geram economia. Portanto, as empresas podem evitar possíveis erros que acarretam sua autuação e, consequentemente, economizam recursos.

Além disso, o simulador permite que o negócio detalhe especificamente a respeito de suas vendas, compartilhando a categoria da operação, o destino da mercadoria, entre outros detalhes que apresentam informações sobre as quais o produto pode estar sujeito à substituição tributária.

Portanto, por meio de uma assessoria jurídica especializada, sua empresa poderá reduzir os custos do ICMS, considerando o instituto da substituição tributária e analisando a simulação de todos os fatores importantes relacionados aos serviços e produtos inerentes à empresa.

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp (clicando AQUI ), será um prazer orientá-lo!

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Logo Motta Santos e Vicentini

Soluções personalizadas com foco nos objetivos do cliente e na maximização de seus resultados.

Horários

Segunda à Sexta
das 08:30 às 18:00

Telefones

(41) 99961-4247
(41) 3033-6336

Endereço

R. Dr. Roberto Barrozo, 763 – Centro Cívico Curitiba – PR, 80520-070

E-mail

msv@msv.adv.br

© 2019 MottaSantos & Vicentini – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.