image1[1]

Economia de empresas: 5 sinais que sua empresa precisa de um planejamento tributário

Organizar a situação financeira da sua empresa é uma ótima ideia, ainda mais quando você faz um planejamento tributário. Além de aumentar o lucro e fluxo de caixa você fica  em dia com a Receita Federal.

Economia de empresas: 5 sinais de que sua empresa precisa de um planejamento tributário

Sua empresa parece não estar saudável economicamente? Não se desespere, você pode partir para um planejamento tributário e reduzir alguns custos com tributos. Vamos conferir quais são os 5 principais sinais de que sua empresa precisa de um “help”? 

#1 Não sabe qual é a melhor escolha em relação o regime tributário

É muito importante ficar atento ao inúmeros fatores que poderão influenciar na escolha do regime tributário mais adequado, como a atividade exercida, faturamento líquido/bruto e margem de lucro. 

Não adianta nada escolher um regime tributário de pequena empresa se a sua se encaixa em “grande empresa”. Não faz sentido, né? A escolha equivocada faz com que seu empreendimento pague mais impostos do que o necessário e, automaticamente, resulte em prejuízo. 

#2 Recebeu uma autuação ou multa do fisco

Não anda em dia com os pagamentos? Apresentou informações equivocadas ao fisco? Saiba que tal descumprimento das obrigações fiscais podem levar seu negócio ao fundo do poço. Se você não é acostumado a “andar na linha” com as informações fiscais devidas ao fisco e com os pagamentos devidos a ele, sua empresa pode sair no prejuízo.

 Dependendo do valor do tributo devido e da razão desse débito, a Receita Federal poderá lhe cobrar, além do valor do tributo, mais multa e juros que podem chegar a 220% do valor do débito. Com um planejamento tributário adequado você pode prevenir erros e evitar o pagamento de multas, reduzindo as possibilidades de que esses valores venham a impactar nos custos da empresa. 

#3 Economizar para fazer investimentos

Pagar impostos é a tarefa mais difícil para os empresários brasileiros, imagina se pagos a mais? A lucratividade fica ainda mais comprometida e impossibilita que você aplique o dinheiro em outras ações que podem ser rentáveis para sua empresa. Mas é claro que com um planejamento tributário antecipado isso não acontece e você poderá investir sem medo! 

#4 Possibilidade de recuperação de tributos pagos indevidamente

Você sabia que o planejamento tributário também pode te ajudar a identificar valores pagos indevidamente?

A legislação tributária é tão complexa que muitas vezes as empresas acabam por efetuar o pagamento indevido de tributos, seja por falta de conhecimento, seja em razão da incerteza sobre qual tributo devemos pagar.

A análise detalhada de cada tributo incidente sobre as operações da empresa permite identificar se ocorreram pagamentos indevidos, e possibilita a recuperação desses valores, reduzindo custos e trazendo caixa para a atividade empresarial

#5 Não sabe como fazer um planejamento tributário 

Se você quer prever todos os riscos ANTES de investir, saiba que é possível, mas não é uma tarefa fácil a ser realizada sozinha. 

Com a ajuda de um advogado especializado em planejamento tributário você poderá prever todos os passos da sua empresa e evitar o pagamento indevido de tributos. 

Além do mais, seu empreendimento irá crescer muito mais se as obrigações fiscais forem cumpridas corretamente e sem pagamentos indevidos. 
Ficou com dúvidas de como perceber os sinais de quando sua empresa precisa de um bom planejamento tributário? Deixe o seu comentário, será um prazer orientá-lo!

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Soluções personalizadas com foco nos objetivos do cliente e na maximização de seus resultados.

Horários

Segunda à Sexta
das 08:30 às 18:00

Telefones

(41) 99961-4247
(41) 3033-6336

Endereço

R. Dr. Roberto Barrozo, 763 – Centro Cívico Curitiba – PR, 80520-070

E-mail

msv@msv.adv.br

 

© 2019 MottaSantos & Vicentini – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.