image19[1]

Sucessão empresarial: como funciona na prática?

Fazer uma boa sucessão empresarial demanda tempo, mas já pensou que um planejamento antecipado pode ajudar? A escolha do novo sucessor deve ser analisada com cautela antes da prática.

Sucessão empresarial: como funciona na prática?

Em algum momento as empresas devem pensar como irá funcionar o processo de sucessão empresarial no seu empreendimento, isso é fato. Para que a empresa permaneça ativa no mercado por longos anos é necessário que aconteça um planejamento de como as próximas gerações de administradores atuarão na gestão da empresa.  

A sucessão empresarial nada mais é que a passagem do capital, poder e administração da atual gestão para a próxima geração que continuará exercendo as mesmas atividades econômicas, a fim de perpetuar a organização e o seu legado. Por isso, vamos explicar como ela funciona na prática e porque é essencial um planejamento.  

Como funciona a sucessão empresarial na prática? 

Em alguns casos, como empresas familiares, a sucessão não precisa ser formalizada, mas para que ela ocorra é necessário que a transferência de titularidade seja feita. Neste exemplo, o profissional que substitui o atual “diretor” é chamado de sucessor. 

O processo de sucessão empresarial se inicia através de um plano sucessório, pois é fundamental para evitar os conflitos entre sócios e direcionar todas as etapas da sucessão. O planejamento costuma ser orientado por um profissional especializado em sucessão empresarial para que não ocorra decisões equivocadas e prejudique a empresa ao longo prazo, por isso é importantíssimo contar com esse tipo de planejamento nas empresas. 

A seguir, tais decisões são colocadas em prática, visando o funcionamento da empresa a curto, médio e longo prazo e incluem: reorganização administrativa, tributária e comercial, renegociação de dívidas e planejamento estratégico. 

Qual é o momento certo para colocar em prática?

Uma dica importante é não esperar que o pior aconteça para implementá-la, pois a ideia é realizar um planejamento prévio que preveja cenários e proteja a sociedade de situações impactantes para a continuidade normal de suas atividades. Esse planejamento sucessório  pode ocorrer em várias situações e necessidades, como: 

  • herança familiar (por falecimento ou aposentadoria);
  • venda do empreendimento;
  • transformação, fusão, cisão ou incorporação de sociedades;
  • mudança dos sócios;
  • alteração de natureza jurídica;
  • falência ou recuperação judicial. 

Em todos estes casos citados o planejamento prévio é essencial para o alcance dos objetivos traçados pelos sócios, inclusive no que se refere à preparação adequada dos sucessores.  

Como fazer uma sucessão empresarial efetiva?

Para uma transferência bem sucedida é crucial que seja feita uma análise aprofundada da estrutura societária, como também, a situação patrimonial. Para ter a certeza de que sua sucessão trará resultados positivos, basta seguir os tópicos: 

  • Planeje a sucessão com antecedência;
  • Analise e prepare os possíveis sucessores;
  • Engaje a equipe de trabalho;
  • Evite conflitos internos;
  • Coloque em prática o planejamento realizado;
  • Conte com a ajuda de um profissional. 

Sem dúvida que a partir destes tópicos você poderá fazer uma transação eficaz, até porque, a sucessão empresarial demanda tempo até ser colocada em prática. Para aumentar as chances de sucesso, você mesmo pode fazer uma breve análise do planejamento com ajuda profissional e definir uma estratégia das ações antecipadamente. 

Ficou com dúvidas de como funciona o processo de sucessão empresarial na prática? Deixe o seu comentário, será um prazer orientá-lo!

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Soluções personalizadas com foco nos objetivos do cliente e na maximização de seus resultados.

 

Horários

Segunda à Sexta
das 08:30 às 18:00

Telefones

(41) 99151-8577
(41) 3033-6336

Endereço

R. Dr. Roberto Barrozo, 763 – Centro Cívico Curitiba – PR, 80520-070

E-mail

msv@msv.adv.br

 

© 2019 MottaSantos & Vicentini – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.