image16[1]

Para que serve um planejamento patrimonial e sucessório?

 Para que as empresas familiares continuem tendo um bom funcionamento é essencial contar com um planejamento patrimonial e sucessório para a administração.

Para que serve um planejamento patrimonial e sucessório?

Cada vez mais as empresas necessitam de um planejamento patrimonial e sucessório, por isso, vamos explicar para quê servem e por que são tão importantes para o funcionamento de um empreendimento. 

Para que serve o planejamento patrimonial?

O planejamento patrimonial é uma estratégia direcionada para a proteção do patrimônio. Ele atende as necessidades da organização em dois momentos: na estruturação e na preservação. É através dele que será definido a maneira com que as riquezas serão administradas.

Ele serve para proteger os bens e priorizar a geração de resultados financeiros. Os proprietário dos bens, com a ajuda de um especialista em planejamento patrimonial, definirão quais estratégias poderão ser tomadas para que os negócios perdurem. 

Vantagens

  • alinha os objetivos estratégicos da organização e gestão do patrimônio;
  • protege os bens contra má utilização ou litígio;
  • evita que o patrimônio seja endividado;
  • reduz impostos.

Para que serve o planejamento sucessório?

Mais importante do que administrar seu patrimônio é saber para quem passá-lo, não é? Você lutou a vida toda para criar uma “marca” e, obviamente quer que ela continue dando lucros e gerando resultados cada vez mais. Por isso, o planejamento sucessório é indicado para prevenção de riscos e prejuízos futuros em relação à nova gestão, bem como para que a empresa se mantenha perene ao longo do tempo.  

É comum acontecer eventuais brigas entre os herdeiros após a morte do proprietário, por isso o plano sucessório é importante nestes casos. Com ele, os sócios poderão definir previamente quais requisitos deverá ter o sucessor para tomar posse de seu negócio, sem que isso signifique prejuízo à partilha legal, respeitando assim, as partes dos herdeiros legítimos.

Ele pode ser feito através de um testamento, por uma holding familiar, doações em vida ou por previdência privada. Basta você escolher a melhor opção com a ajuda de um especialista em planejamento sucessório e partir para a prática! 

Vantagens

  • evita conflitos familiares; 
  • agiliza a partilha;
  • preserva a empresa;
  • propaga as gerações. 
  • Ficou com dúvidas de qual a importância de um planejamento patrimonial e sucessório na sua empresa? Deixe o seu comentário, será um prazer orientá-lo!

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Logo Motta Santos e Vicentini

Soluções personalizadas com foco nos objetivos do cliente e na maximização de seus resultados.

Horários

Segunda à Sexta
das 08:30 às 18:00

Telefones

(41) 99961-4247
(41) 3033-6336

Endereço

R. Dr. Roberto Barrozo, 763 – Centro Cívico Curitiba – PR, 80520-070

E-mail

msv@msv.adv.br

© 2019 MottaSantos & Vicentini – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.