image15

Como fazer um planejamento patrimonial e sucessório?

Como fazer um planejamento patrimonial e sucessório? 

Muitas empresas no Brasil não conseguem manter suas atividades após o falecimento de seu sócio fundador. São pouquíssimas as chances de continuar tendo um bom desempenho empresarial quando a outra pessoa que assume o posto de administrador não está preparada para o desempenho dessa função. 

Por isso, o planejamento patrimonial e sucessório andam em conjunto e possibilitam a preservação da tradição da empresa para que ela sobreviva e continue gerando lucros. 

O que é um planejamento patrimonial e sucessório? 

É o planejamento que estrutura como ocorrerá a transferência do patrimônio e da gestão empresarial para a próxima geração. 

Por tais planejamentos é possível estabelecer um plano sucessório que permita respeitar os interesses do fundador da empresa, respeitar os direitos dos sucessores, e manter a atividade empresarial em pleno vigor, mesmo após o falecimento do fundador. 

Como fazer? 

O planejamento sucessório e patrimonial é realizado através de estratégias que permitam respeitar direitos tanto do sucessor como do sucedido.

Com relação ao patrimônio, algumas estratégias possíveis são abaixo elencadas:

  • Testamento: é o mais conhecido, ele funciona quando o empresário estabelece para quem ficará seu patrimônio após após sua morte. Ele pode dispor de até 50% de seu patrimônio por testamento. 
  • Doação em vida: é utilizada para antecipar a distribuição de herança. O doador não pode doar todos os seus bens sem que haja uma reserva, ainda que por usufruto, para assegurar sua sobrevivência. A doação deve respeitar o direito de cara sucessor, sob pena de ser invalidada;
  • Previdência privada: por esta modalidade, é possível escolher quem serão os beneficiários do dinheiro investido na previdência privada. A transferência do dinheiro em favor dos beneficiários ocorre como se fosse um seguro, sem a incidência de  ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação); 
  • Holding Familiar: A Holding é uma empresa criada com o intuito de fazer a administração das empresas da família e sua organização societária e patrimonial. Vai permitir que a continuidade da empresa ocorra conforme planejado pela família, e ainda vai evitar discussões decorrentes da divisão patrimonial entre herdeiros. 

Com relação à sucessão empresarial, é possível criar regras societárias que estabeleçam quais os critérios necessários para que o sucessor venha a assumir a empresa. Por exemplo, é possível estabelecer que o sucessor necessariamente tenha concluído um curso de administração de empresas, ou que demonstre ter trabalhado em outra empresa do mesmo ramo por um determinado período.

Viu como você pode partir para um planejamento patrimonial e sucessório de forma bem simples? Se você quer que sua empresa seja passada de geração para geração e consiga se manter firme nos anos seguintes o ideal é já começar a planejar. 

Ficou com dúvidas de como realizar um plano patrimonial e sucessório de forma eficiente? Deixe o seu comentário, será um prazer orientá-lo!

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Soluções personalizadas com foco nos objetivos do cliente e na maximização de seus resultados.

Horários

Segunda à Sexta
das 08:30 às 18:00

Telefones

(41) 99961-4247
(41) 3033-6336

Endereço

R. Dr. Roberto Barrozo, 763 – Centro Cívico Curitiba – PR, 80520-070

E-mail

msv@msv.adv.br

 

© 2019 MottaSantos & Vicentini – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.

Powered by